Nos artigos que publicamos hoje, você vai ler sobre: Na Gramado Summit, o futuro já chegou – e é preciso agir para dar conta de tudo, Com simpatia e interação com o público, robô chama a atenção na Gramado Summit, Natura renova patrocínio à WSL e estará no Vivo Rio Pro pela 3ª vez seguida, Os brasileiros das Classes D e E são os que mais pretendem aumentar o consumo em 2025 e Estrategista em comunicação Jorge Gerez é destaque em Fórum Global sobre Liderança Pública.
Na Gramado Summit, o futuro já chegou – e é preciso agir para dar conta de tudo
Por Juliana Prato
O segundo dia do Gramado Summit começou com tudo, nesta quinta (5). Logo nas primeiras horas da manhã, os sete palcos já contavam com atividades e palestras sobre temas como biotecnologia, inovação e empreendedorismo. Na Arena Magalu, palco principal do evento, as lições apontaram para o futuro, mas passos com que ajudam a colocar o aprendizado na prática desde já.
O LATAM Head of AI GTM e Sales do Google Cloud, Marcel Silva, palestrou em tom revelador: “O Futuro Procura por Você: o que o Google já Sabe Sobre Amanhã”. A tônica foi uma conversa sobre as possibilidades que a inteligência artificial (IA) vem abrindo, com destaque para os lançamentos da companhia.
Para se ter uma ideia, 90% dos unicórnios (como são chamadas as startups com valor de mercado superior a 1 bilhão de dólares) focados em IA generativa são clientes do Google. Silva relatou cases de empresas – novas ou consolidadas – que processam uma quantidade absurda de dados com agilidade, extraindo as informações mais valiosas possíveis de acordo com os objetivos traçados.
“Estamos tornando a IA acessível e útil para todos. Fazemos isso desbloqueando formas de aprendizado, criatividade e produtividade e construindo uma plataforma robusta, que permite que as pessoas inovem”, explicou. Na sequência, apresentei algumas dessas ferramentas.
Novidades que aproximam o futuro do presente – como o NotebookLM, que permite não apenas o trabalho com grandes volumes de dados, mas também a transformação dos resultados em novos conteúdos. É criar listas, resumos e possíveis até mesmo podcasts em diversos idiomas, com locução de naturalidade assombrosa. A ferramenta está à disposição dos participantes no estande da empresa no Gramado Summit.
Já o Google Agentspace agiliza processos de forma integrada com plataformas como Google Workspace, Microsoft 365, Slack, Salesforce ou Dropbox, entre outras. Ela combina a busca interna nos principais sistemas corporativos com a aplicação do assistente Gemini, que avança para a compreensão e a interação com as informações levantadas.
Por falar no Gemini, a versão 2.5 está disponível com o modelo de cálculo mais avançado da história do Google. Ele é capaz de gerar códigos complexos, resolver problemas de alto nível de dificuldade, analisar arquivos e bases de dados de larga escala e trabalhar em diversas modalidades, como texto, código, áudio e vídeo.
Mas o que impressiona, mesmo, é o Project Astra, considerado o futuro dos assistentes de IA. Com a tecnologia, é possível conversar naturalmente, apontando qualquer coisa que esteja no enquadramento da tela para tirar dúvidas ou pedir orientação. Diante de uma flor, basta sinalizar, perguntar sua espécie e saber, por exemplo, onde encontrar ou como cultivá-la. E se nenhum smartphone já parece coisa do futuro, quando integrado aos óculos se torna uma extensão do corpo, presente o tempo todo.
As ferramentas acima contam com IA generativa para entregar algumas funções, mas as plataformas dedicadas especialmente a isso surpreendem cada vez mais. É o caso da Vertez AI e da Imagen 4, que permitem criações e edições com qualidade impecável, abrindo muitas possibilidades para as empresas venderem mais. É possível, por exemplo, exportar um produto e alterar apenas o fundo – um prato cheio para uma loja de móveis, em que o cliente possa experimentar o objeto de desejo na própria sala.
Marcel Silva encerrou sua fala olhando para o futuro e a IA com otimismo. “Que ela nos ajude a, juntos, construirmos a melhor versão de futuro que pudermos”, projetou.
Ação imediata
O vice-presidente de Operações do Grupo Boticário, Sergio Sampaio, acrescentou uma pitada de ação às ideias apresentadas ao longo da manhã. “Por que planejamos muito e executamos tão pouco”, questionou o título de sua palestra.
Sampaio entende que existem três passos para o sucesso: ideias, ações e resultados. No entanto, é difícil sair do mero desejo e atravessar a ponte para a realização. “Essa travessia traz muitos ‘jacarés’, como uma dúvida, a ansiedade e o medo”, definindo.
O problema, segundo ele, é que o medo é paralisante – por isso é preciso enfrentá-lo. “Se ficar paralisado, o medo toma conta e você não executa nada. Mas quanto mais você se movimenta, menos medo sente. O segredo é partir para a ação. Cada passo importante, mesmo que seja pequeno”, garantiu.
Foco
Na era da informação, a falta de concentração é um problema real. Cada vez mais são comuns as síndromes como o FOMO (da sigla em inglês Fear Of Missing Out, ou medo de estar perdendo algo, em tradução livre). Por isso, a capacidade de atenção precisa ser construída, o que exige força de vontade.
“Se você vai malhar de manhã, isso começa já na noite anterior, quando organiza tudo. E se a academia para a próxima de casa, melhor, porque tem que diminuir os atritos. Temos capacidade limitada de energia”, ponderou Sampaio.
Ele também abordou técnicas que ajudaram a sair do planejamento e a partir para a ação, como o pomodoro e a metodologia ágil. Além disso, destacou que a criação de micrometas não ajuda no reforço positivo.
“Estabeleça metas realistas, mensuráveis e específicas. Quando você vai realizar e conquistar, libera endorfina, recusa a paralisia e tem controle. E cada vez mais esse exercício positivo vai te levar ao caminho da execução e da ação. O importante é a consistência, e não a perfeição”, frisou.
Por fim, defendi o que chama de execução sabia. Consiste em planejado e colocar em ação um projeto que, depois de previsto, rodou bem sozinho. Ele comparou a plantar uma árvore, que precisa ser regada e adubada, mas também deixou que a natureza fizesse a sua parte. “Ter o poder da execução sábia lhe torna uma pessoa livre, feliz e muito melhor”, finalizou.
Mais dicas
O segundo dia da Cúpula de Gramado ainda tem muito mais conteúdo ao longo do dia. Pelos sete palcos são esperados artistas e especialistas como o diretor artístico da Rede Globo, Raoni Carneiro, o músico Thedy Corrêa, da banda Nenhum de Nós, o cantor Naldo Benny, o guitarrista Marco Túlio Lara, do Jota Quest, o diretor de sustentabilidade das Lojas Renner, Eduardo Ferlauto, e os ex-participantes do programa Masterchef Maria Antônia Russi, que foi campeã, Luísa Jungblut, vice-campeã, e Andréia Kaupe, semifinalista.
Com mais de 350 palestrantes, vindos de todas as regiões do Brasil, e mais de 500 empresas em exposição, o Gramado Summit se consolida como um acontecimento de conhecimento e de novos negócios. Mais de 20 mil participantes vão conferir de perto todas as atrações do evento, que vai até sexta, no Serra Park (rua Henrique Belotto – bairro Três Pinheiros), em Gramado.
Na abertura desta 8ª edição, o CEO e fundador Marcus Rossi revelou que o maior brainstorm de inovação da América Latina volta a Punta del Este, no Uruguai, ainda este ano e desembarca em Córdoba, na Argentina, no segundo semestre de 2026. “Um destino se tornou pequeno para um evento com olhar gigante”, define.
Com simpatia e interação com o público, robô chama a atenção na Gramado Summit
Por Guilherme Sperafico
Um dos destaques da Gramado Summit 2025 é a simpática robô Ada, desenvolvida pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP), que tem atraído olhares e paradas para fotos e vídeos no evento. Batizada em homenagem a Ada Lovelace, considerada a primeira programadora da história, a robô interage de forma controlada com o público para aproximar, ainda mais, a tecnologia de máquinas das pessoas.
Conforme o aluno de engenharia mecatrônica, Victor Freitas, responsável pela operação do robô, o funcionamento do protótipo de 40 quilos de dá através de controles na feira. “O robô a gente está trazendo ele para o evento de um modo 100% controlado, remoto, mas ele tem capacidade de funcionar de forma automatizada”, diz.
O aluno detalha que a interação se dá através de movimentos como agachar, levantar, cumprimentar e acenar, gerando curiosidade e diversão entre os participantes da feira. Apesar de ser operada por controle remoto no evento por questões de segurança, devido ao grande fluxo de pessoas, a Ada é programável e possui uma gama de sensores para mapear o ambiente com câmeras de detecção de imagens e pessoas, permitindo modos autônomos.
Freitas destacou que a criatividade é o limite para a programação da Ada. “Um dos modos autônomos que ele tem já disponível é ele seguir uma pessoa em específico. Então você coloca dentro do aplicativo dele para ele seguir uma pessoa, que pode ir andando que ele vai atrás”, exemplifica.
Além da Ada, a FIAP levou para a Gramado Summit outros cinco projetos totalmente desenvolvidos por alunos, desde a carcaça até a programação.
Emissora catarinense leva estúdio a Gramado
Quem circula pelo espaço em Gramado também pode observar uma grande presença de veículos de comunicação, que levam estúdios de podcast e programação de palestras para o evento de inovação. O Grupo ND, afiliado da Record em Santa Catarina, está, assim como o Correio do Povo, entre os veículos presentes.
O ND possui um estande amplo e apresenta uma programação que ressalta a transformação digital. O diretor de Digital e Inovação do Grupo ND, Jean Felipe de Oliveira, é um dos palestrantes convidados e abordará os cenários e a liderança do grupo nos processos de inovação.
O estande do Grupo ND conta com um estúdio de vidro para a gravação de episódios do podcast “Mídia Market”, que terá uma edição inédita e especial para a Gramado Summit.
Natura renova patrocínio à WSL e estará no Vivo Rio Pro pela 3ª vez seguida
Por Redação Máquina do Esporte
A Natura anunciou a renovação do acordo com a World Surf League (WSL), pelo terceiro ano seguido, para patrocinar o Vivo Rio Pro, etapa brasileira do Championship Tour (CT), que ocorrerá em Saquarema (RJ), de 21 a 29 de junho.
“Ao participarmos mais uma vez da etapa brasileira da WSL, consolidamos a presença da Natura Kaiak em uma das principais competições de surfe do mundo e fortalecemos a conexão com os consumidores”, destacou Denise Coutinho, diretora de marketing e comunicação da Natura.
Sustentabilidade
Assim como nas edições anteriores, a Kaiak foi a marca escolhida para realizar ativações que falarão sobre preservação dos oceanos e da vida marinha.
“Kaiak é uma marca que agrega também o propósito de conservação dos oceanos, amplificando a conscientização do público sobre a urgência de cuidar do meio ambiente”, disse a executiva.
Segundo a Natura, a linha defende a sustentabilidade, buscando reduzir o impacto ambiental do descarte de lixo plástico e promovendo práticas responsáveis em relação aos mares.
Uma das iniciativas é o uso de plástico reciclado nas embalagens, incluindo a utilização de materiais recolhidos no litoral brasileiro. As embalagens da linha Kaiak são feitas com mais de 50% de plástico reciclado vindo das praias do país.
“Chegamos ao terceiro ano seguido de uma parceria sólida com a Natura Kaiak”, afirmou Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina e colunista da Máquina do Esporte.
“Assim como nós, eles têm a sustentabilidade como um importante pilar em seus valores, o que nos aproxima e dá ainda mais força à filosofia de criarmos experiências incríveis sem abrir mão de cuidarmos da natureza”, completou.
Ativações
Dentre as ativações planejadas pela Natura em Saquarema (RJ) estão simuladores de surfe, com desafios de equilíbrio com pranchas de mobilidade e slackline.
Além disso, o espaço contará com um professor para dar dicas de como surfar, local para fotos e um jogo interativo com brindes e produtos da Natura para testar e adquirir.
Estrategista em comunicação Jorge Gerez é destaque em Fórum Global sobre Liderança Pública
Por Christianne Abila
O estrategista e especialista em branding Jorge Gerez será um dos palestrantes do Polaris Leadership Summit 2025, um dos principais encontros globais dedicados a discutir o futuro da comunicação no setor público. O evento será realizado no próximo dia 13, em Londres, e tem como tema “Liderar em tempos de incerteza”. A programação reúne nomes de destaque da política, da tecnologia e da comunicação pública para refletir sobre os novos rumores de liderança em um mundo cada vez mais conectado.
Reconhecido como um dos principais fóruns internacionais sobre inovação política e governança na era digital, o Polaris Leadership Summit já contornou com edições anteriores na Europa e tem se consolidado como espaço de diálogo entre líderes globais. A presença de Jorge Gerez no evento destaca a força da comunicação estratégica latino-americana e seu papel cada vez mais relevante no cenário internacional.
Argentino, residente no Brasil, Gerez, ao longo de mais de duas décadas de atuação internacional, ele desenvolveu campanhas políticas e estratégias institucionais em países como Brasil, Argentina, México, Espanha e República Dominicana.
Entre seus trabalhos mais notáveis estão a progressão dos programas de TV e rádio das campanhas vitoriosas de Ratinho Júnior (PSD) ao governo do Paraná, em 2018 e 2022, além da atuação estratégica na campanha de Eduardo Pimentel na prefeitura de Curitiba, em 2024.
Em 2023, Gerez venceu o prêmio de “Campanha do Ano” no Napolitan Victory Awards, em Washington, pela campanha “Pra Frente Paraná”. Em 2019, foi reconhecido com o Reed Latino Awards, uma das principais premiações de marketing político da América Latina.
É sócio-fundador da Associação Argentina de Marketing Político (1999) e diretor-executivo da Gerez Branding & Associados Ltda., empresa brasileira referência em comunicação estratégica, com forte reconhecimento no mercado internacional.
O convite para ser palestrante em um dos maiores eventos internacionais de liderança política representa, para Jorge Gerez, não apenas um importante reconhecimento profissional, mas também uma oportunidade de fortalecer o Brasil no cenário global. Sua participação eleva a projeção da comunicação política nacional em evidência diante dos principais nomes da liderança mundial.
Os brasileiros das Classes D e E são os que mais pretendem aumentar o consumo em 2025
Por Hugo Rodrigues
Bom dia, bom dia, bom dia!!!! Bora pra riba, começando o dia com esses dados que nos oferecem oportunidades para conectarmos marcas a um público com disposição para gastar e desejo por se sentirem representados.
Um estudo da Data-Makers, em parceria com a Gerando Falcões e ESPM, relevou que os brasileiros das classes D e E são os que mais pretendem aumentar o consumo em 2025 (mais até que as classes A, B e C), porém são os que menos se identificam com as comunicações das marcas.
A pesquisa, que consultou 2.465 brasileiros de todas as regiões do país, também quebra estereótipos do consumidor de baixa renda ao revelar que esse grupo socioeconômico é altamente engajado com causas sociais, ambientais e de diversidade (em alguns casos, até mais que as faixas de alta renda). Alguns dados da pesquisa:
A classe D/E é a que mais valoriza produtos sem açúcar.
Eles lideram o apoio ao direito dos idosos (88% ante 87% da classe A/B e 85% da classe C).
O que você pensa sobre esses dados?