GovTech Summit 2025: Procempa reforça parceria com o ecossistema de inovação e outros artigos da semana- 20.05.2025

WhatsApp Image 2025-05-13 at 16.06.56

Nos artigos que publicamos hoje, você vai ler sobre: GovTech Summit 2025: Procempa reforça parceria com o ecossistema de inovação, YouTube é o escolhido pela Geração Z como melhor plataforma de vídeo, Nenê Zimmermann no Podcast Conecta SBT,  Manus: o que é e como usar a IA chinesa que promete trabalhar por você e  Sinergy é veículo do ano do Prêmio Colunistas.

 

GovTech Summit 2025: Procempa reforça parceria com o ecossistema de inovação

Por Vicenti Ciotta

 

A Procempa participou do Warm Up GovTech Summit, realizado no Tecnopuc na último dia 12. O encontro reuniu startups e instituições públicas para um primeiro contato antes do GovTech Summit 2025, que ocorre nos dias 29 e 30 de maio, no centro de eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

A diretora técnica Débora Roesler destaca a importância desses momentos para promover a aproximação do setor público com o ecossistema de inovação. “A Procempa vive um novo momento com o início do nosso programa de inovação aberta, de abertura à colaboração de startups para resolvermos juntos os desafios da Capital. Essa troca de vivências nos permite alinhar os desafios reais da administração com soluções tecnológicas viáveis, orientadas às necessidades do cidadão”, pontuou.

“Na área de Novos Negócios da Procempa, seguimos na missão de encontrar e criar novos modelos de relacionamento e de negócio com diferentes atores do ecossistema. Estar em eventos como o GovTech Summit nos coloca em contato com o que há de mais moderno em plataformas de governo e potencializa tanto a empresa quanto fortalece o ecossistema”, afirmou a supervisora da área de Novos Negócios da Companhia, Liana Rigon.

Durante o GovTech Summit 2025, promovido pelo hub de inovação voltado à gestão pública GovTech Lab, a Procempa irá apresentar os projetos com inteligência artificial (IA) e sua experiência com inovação aberta na administração pública. Com o tema “Governos inteligentes”, o evento deve reunir cerca de 70 palestrantes, entre gestores públicos, especialistas em tecnologia e empreendedores para discutir transformação digital nas cidades.

Inteligência artificial – O SmartGen é a primeira inteligência artificial (IA) generativa da Companhia, desenvolvida para modernizar e acelerar as rotinas administrativas, garantindo a proteção e privacidade dos dados em todo o processo.

As IAs Mirai e Sybil estão sendo calibradas pela Procempa, em parceria com a Santa Casa e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), para detecção precoce de câncer. O Mirai, voltado ao câncer de mama, pode identificar a doença com até cinco anos de antecedência. Já o Sybil, para câncer de pulmão, tem uma precisão de previsão de até seis anos.

Na segurança pública, a Procempa desenvolve, em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG), o aplicativo Hórus NG, que transforma a câmera do celular em um dispositivo de monitoramento capaz de identificar, em tempo real, veículos roubados, furtados, clonados ou em situação irregular.

Inovação aberta – O Procempa OpenLab é o primeiro programa de inovação aberta da Companhia. A iniciativa buscou propostas tecnológicas de startups, universidades e parceiros estratégicos de todo o Brasil para resolver três desafios locais e modernizar processos da administração pública.

 

YouTube é o escolhido pela Geração Z como melhor plataforma de vídeo

Por AcontecendoAqui

 

Quantas vezes falamos de marcas que estão em busca de “falar” com a Geração Z, não é mesmo? Porém, quando vamos montar uma estratégia de marketing precisamos ter a certeza do local onde estas pessoas estão. E, se a sua campanha for de vídeo, invista no YouTube.

Isso mesmo! Um novo estudo da PreciseTV em conjunto com a Giraffe Insights, empresa de pesquisa juvenil, chegou à conclusão de que adolescentes de 13 a 17 anos estão no YouTube e não no TikTok.

Para termos uma ideia da grandiosidade, 46% da Geração Z prefere o YouTube como “plataforma preferida”. Outra descoberta é que o Facebook continua sendo a escolha de jovens e os seus pais, já que 58% admitiram ser usuários da plataforma, que ficou à frente do Instagram, que apareceu com 55%.

“O consumo de conteúdo da Geração Z é marcado por uma diversidade de gêneros, com claro domínio de conteúdos relacionados a videogames e música no YouTube. Porém, o mais interessante é como esses jovens percebem a publicidade nas diferentes plataformas. Embora o YouTube leve a melhor em termos de qualidade percebida dos anúncios, com 27% dos entrevistados considerando-os superiores aos de outras plataformas, também é verdade que 25% dos jovens saltam todos os anúncios na plataforma”, enfatizou o Marketing Directo.

 

E quando olhamos para a publicidade no YouTube e nas outras plataformas?

A marca quando não está inserida no contexto do conteúdo pode ter diversos problemas. Afinal de contas, apenas 19% e 10% dos entrevistados responderam que gostam de anúncios no Instagram e no TikTok.

“O segredo, segundo os especialistas, é a autenticidade e a adaptação ao conteúdo e à plataforma específica. Os anunciantes devem aprender a conhecer a fundo o seu público, traçando estratégias personalizadas para cada canal”, explica a publicação.

Outro ponto é que a Geração Z tem demonstrado um grande interesse por conteúdos que remetem à nostalgia, seja ele publicado no YouTube ou até mesmo no TikTok. “Com uma realidade marcada pela precariedade econômica e um ambiente global incerto, estes jovens encontram conforto em conteúdos que os lembram de tempos mais simples. Este interesse pelo ‘antigo’ reflete-se, por exemplo, no consumo de conteúdos antigos em vez de novos lançamentos em serviços de streaming como o Netflix, que continua a ser a opção preferida dos adolescentes com uma preferência de 27%”, continua a publicação.

Ainda falando sobre a publicidade no conteúdo, o estudo chegou à conclusão de que a Geração Z quer muito mais do que apenas uma “presença publicitária”. Ela quer “uma compreensão profunda dos seus hábitos mediáticos, dos seus valores e, acima de tudo, uma ligação autêntica aos seus interesses e preocupações”.

 

Nenê Zimmermann no Podcast Conecta SBT

Já está disponível, no canal de YouTube do SBT RS, o novo episódio do podcast Conecta SBT que teve a participação do nosso Diretor Nenê Zimmmermann. Uma conversa franca sobre a sua trajetória profissional, a evolução do Mercado, mudanças, tendências e a necessidade de entendermos os novo momento da mídia.
Assista o episódio completo AQUI!

 

Manus: o que é e como usar a IA chinesa que promete trabalhar por você

Por Louize Lazzarim

 

A Inteligência Artificial (AI) Manus, da empresa chinesa Butterfly Effects, promete ser ainda mais eficiente que o ChatGPT, já que conta com comandos autônomos e que não precisam de interferência humana. A proposta vem atrelada ao lema de que a “IA vai trabalhar por você”.

Esse novo modelo de chatbot compõe a “Inteligência Artificial Geral” (AGI, em inglês), que segundo o cientista-chefe Yichao Ji se aproxima muito das capacidades cognitivas humanas. Para isso, ela contará com diversas IAs em uma só, acionando cada uma delas de acordo com as necessidades do usuário – o que define a arquitetura multiagente

A referência do nome vem da expressão em latim “Mens et Manus”, ou seja, “mente e mãos”. Já no nome, a Butterfly Effects busca trazer a ideia de que com a IA o ser humano terá suas tarefas facilitadas, podendo transferir grande parte delas para a tecnologia.

Para executar essa promessa, a Manus irá navegar por sites e pelo próprio computador do usuário, criar conteúdos, estruturar informações e se basear em dados para decidir quais escolhas tomar. No entanto, como descrevem os desenvolvedores, a IA não precisará de comandos constantes ou supervisões humanas, ela mesma movimenta o cursor, abre arquivos, escreve comandos e executa tarefas.

A nova tecnologia tem despertado interesse do público geral, mas ainda não está com acesso totalmente liberado. Apenas alguns convites de uso foram enviados pelos desenvolvedores, a fim de que eles colaborem com possíveis melhorias nesta fase de testes.

De qualquer forma, a cientista-chefe Yichao Ji da companhia já declarou que ainda neste ano o código-fonte será liberado ao público, mas a data final ainda não foi divulgada.

Outro diferencial em relação às demais IAs é a capacidade de auxiliar os usuários em questões financeiras, como análises, planejamento estratégico e suporte em decisões empresariais. Os subagentes, as IAs específicas que compõem o sistema da Manus, serão responsáveis por desempenhar cada uma das atividades da grande demanda.

Para tornar essa proposta ainda mais robusta, a Manus terá uma linguagem diferente para cada tarefa desempenhada. Ou seja, para tarefas mais simples, como acentuar corretamente as palavras, o modelo será mais leve. Já para atividades que precisam analisar planilhas e dados, os subagentes serão mais específicos.

 

Os desenvolvedores

O cientista-chefe da Manus é também o fundador da startup Butterfly Effects. Yichao Ji é cientista da computação e tem histórico com pesquisas na área da tecnologia e da IA.

O novo modelo de Inteligência Artificial da companhia foi descrito por Ji, em um vídeo institucional de apresentação da tecnologia, que aconteceu em março, como disruptivo, porque não depende de humanos para cumprir suas tarefas.

No entanto, após declararem que a Manus é baseada no modelo Claude 3.5 Sonnet, da Anthropic, a empresa passou a ser vista como organizadora de tecnologias já existentes.

 

Sinergy é veículo do ano do Prêmio Colunistas

 

A Sinergy foi escolhida veículo de mídia do ano do Prêmio Colunistas. A empresa conquistou a categoria Ouro com a campanha Muro dos Pedidos, uma iniciativa que integra o Consórcio Novo Muro da Mauá – ação das empresas Sinergy e H MÍDIA, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre; e o Grand Prix com a Air fryer gigante, do cliente Britânia, parceria Sinergy com Grupo ND+. A cerimônia ocorreu na noite desta sexta-feira, dia 16 de maio, no espaço Biergarten, do Armazém Rita Maria, em Florianópolis, Santa Catarina. “Nessa jornada, foram muitas histórias, formatos e projetos para gerar visibilidade para marcas, produtos e serviços por meio de estratégias inteligentes de mídia Out Of Home, a mídia OOH, com foco em resultados de negócio”, destaca Eduardo Ferreira, sócio-fundador e CEO da Sinergy, que marcou presença no evento.

Também estavam na cerimônia Isabela Barbosa e Marcello Petrelli, da Sinergy, e Gilberto Kleinubing, do comercial da ND+. O Prêmio Colunistas foi criada quando Armando Ferrentini, Eloy Simões e Cícero Silveira, que escreviam colunas sobre publicidade na imprensa — daí o nome da premiação –, decidiram criar um prêmio com a visão dos jornalistas especializados para destacar os trabalhos mais criativos da produção publicitária nacional. O reconhecimento nacional é oferecido pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp), entidade presidida por Armando Ferrentini e tendo Marcio Ehrlich como vice-presidente executivo e coordenador nacional da premiação. A primeira edição aconteceu no final de 1967. Eduardo reforça ainda que embelezar e transformar trajetos em experiências fazem parte do DNA da empresa.

No trabalho da air fryer gigante, ação da ND Sinergy, com criação da Calia resultou em um vídeo que se projeta para fora da tela e mostra a ação publicitária que exibe uma air fryer gigante que faz barulho e exala aroma de comida. Já o Muro dos Pedidos fez parte da sétima fase cultural da estrutura, uma galeria aberta com 48 metros de extensão no Centro Histórico de Porto Alegre. O propósito foi elevar ainda mais o papel de resiliência que o espaço ganhou durante as cheias de maio de 2024, tornando-o uma área em um local de reflexão para a capital gaúcha.

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa
Política de Privacidade ao continuar navegando você concorda com estas condições.