Nos artigos que separamos hoje, você erá um especial sobre os grandes eventos que começam a partir de amanhã no RS: GovTech Summit 2025 inicia amanhã em Porto Alegre, Festival Fronteiras transforma centro de Porto Alegre em experiência imersiva, PROCERGS destaca transformação digital do setor público no estado no GovTech Summit 2025, Confira o que faz da Gramado Summit o maior brainstorming da América Latina, Gramado Summit terá Espaço Empresarial para promover conexões entre empresas, investidores e startups e Festival Fronteiras começa com avant-première de Gilberto Gil e Mia Couto na quarta-feira (28)

 

GovTech Summit 2025 inicia amanhã em Porto Alegre

Por Almir Freitas

 

Com o tema ‘Governos Inteligentes’ e o propósito de debater como a tecnologia pode tornar a gestão governamental mais eficaz, transparente e focada no cidadão, o GovTech Summit 2025 será realizado nos dias 29 e 30 de maio, na PUCRS, em Porto Alegre. Além de apresentar cases globais, inovações e conectar decisores da administração pública a empreendedores de startups, o evento reunirá lideranças da área para debater pautas como tecnologia e resiliência climática; soluções inclusivas para a transformação do setor público; desafios e oportunidades; e aplicações de tecnologia para promover a sustentabilidade de serviços públicos.

Entre os nomes de destaque confirmados estão o Secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do governo brasileiro, Rogério Mascarenhas; a Ministra da Administração Pública, Sociedade Digital e Mídias de Montenegro, Tamara Srzentić; o Gerente de Governança no World Bank Group, Roby Senderowitsch; o Procurador do Estado de São Paulo, Rafael Fassio; o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (MCTI), Daniel Almeida; a diretora do UK-Brasil Tech Hub na missão diplomática do Reino Unido no Brasil, Andrea Motta; a Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp; o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do TECNOPUC, Jorge Audy, entre outros grandes nomes da área.

“A transformação digital dos governos será o ponto central das discussões, abordando temas como inovação no setor público e social, novas tecnologias, segurança de dados, compras públicas inovadoras, sustentabilidade e políticas de incentivo e fomento à transformação governamental, administrativa e dos serviços públicos, entre outros assuntos essenciais para a modernização da gestão pública. Vamos explorar soluções e alternativas que aprimorem a prestação de serviços no setor”, destaca Téo Foresti Girardi, head do GovTech Summit, especialista e Doutora em Design e Tecnologias. Para ela, a inovação governamental é uma necessidade urgente. “Precisamos de políticas públicas que vão além da tecnologia, tornando os processos mais ágeis, transparentes e eficientes”, complementa.

O evento é uma das frentes do hub GovTech Lab, um projeto de transformação governamental, e é idealizado pela Moove – a primeira agência com o selo GovTech do Brasil. Conta com patrocínio do Banrisul, Caixa e Governo Federal, Governo do Estado do Rio Grande do Sul representado pela SICT/SECOM e Procergs, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Sebrae, Finep/MCTI/Governo Federal, BRDE, Badesul e Procempa; e apoio do Tecnopuc e FIERGS.

 

Festival Fronteiras transforma centro de Porto Alegre em experiência imersiva

Por Thales Moreira

 

O pensamento ocupa as ruas de Porto Alegre no próximo fim de semana. Na sexta-feira (30/5) e sábado (31), o Festival Fronteiras transforma o Centro Histórico da capital gaúcha em um grande espaço de ideias, arte e cultura. Com apresentação do Governo do Rio Grande do Sul, o Festival terá sua abertura oficial na quarta-feira (28) com um encontro entre dois grandes nomes da cultura: o cantor Gilberto Gil e o escritor e biólogo moçambicano Mia Couto.

O evento estará no espaço público com uma programação imersiva, realizada simultaneamente em dez palcos no entorno da Praça da Matriz, com atividades pagas e gratuitas. Com a proposta de romper com o formato tradicional de palestras em auditórios, o Festival Fronteiras busca criar uma experiência mais aberta e conectada com a cidade e o público. O evento tem o objetivo de oferecer, além dos conteúdos intelectuais, uma experiência imersiva e interativa, em que o conhecimento se encontra com a arte e a convivência.

Os espaços foram pensados de forma a oferecer experiências distintas e complementares. Nos três palcos fechados – Arena, Salão Nobre da Catedral Metropolitana e Multipalco Eva Sopher – acontecem entrevistas e diálogos com cerca de 40 pensadores, em encontros inéditos e exclusivos. “A proposta traz uma opção à lógica das palestras convencionais, em que as pessoas só sentam, assistem e vão embora, por conversas originais, que não vão acontecer em outros lugares, repetindo um conteúdo que escutaram em um dia e vão ouvir de novo no outro. Tivemos a necessidade de criar uma vivência mais imersiva”, explicou Felipe Pimentel, curador do Festival Fronteiras.

Localizada entre o Theatro São Pedro e o Palácio da Justiça, a Arena vai receber lançamentos de livros, seguidos por entrevistas e sessões de autógrafos com os autores. Outras sessões também acontecem no espaço da Livraria da Travessa, em frente à Catedral de Porto Alegre. Já na Sala de Música do Theatro, a proposta é mais intimista: encontros com autores em um ambiente para até 100 pessoas, voltados a conversas mais profundas sobre obras recém-lançadas. A Sala de Dança, do Multipalco, abriga atividades livres, como práticas de meditação.

O Palco da Praça Matriz recebe a programação musical do evento, tendo o Monumento a Júlio de Castilhos como pano de fundo das apresentações gratuitas. A cenografia foi pensada com o objetivo de preservar a beleza do local, sem interferir na arquitetura e marcos históricos da praça.

No Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul, o público poderá assistir a diversos saraus durante os dias de evento, enquanto o Palácio da Justiça recebe entrevistas e rodas de conversa.

A ambientação do Centro Histórico será complementada por uma iluminação cênica em edifícios emblemáticos, como o Palácio Piratini, o Theatro São Pedro, a Catedral Metropolitana, o Memorial do MP-RS e o Palácio da Justiça. A Praça também receberá uma exposição artística montada de forma sutil, integrando-se ao ambiente urbano sem sobrecarregá-lo.

Com essa configuração, o Festival Fronteiras se propõe a transformar o Centro histórico de Porto Alegre em um território de encontros, conhecimento e celebração da cultura – um convite aberto à cidade para pensar, sentir e compartilhar.

 

Confira o que faz da Gramado Summit o maior brainstorming da América Latina

Por Padrinho Conteúdo

 

Um mergulho no que há de mais atual em inovação e empreendedorismo está prestesma começar. Com programação abrangente, altamente especializada e diversificada, a Gramado Summit promete reunir um público de 20 mil pessoas, entre empreendedores, pensadores, executores de grandes projetos e visitantes, de 4 e 6 de junho, no Serra Park (rua Henrique Belotto – bairro Três Pinheiros), em Gramado. Ainda dá tempo de adquirir um passaporte para aproveitar o festival de inovação. Confira alguns números:

PALCOS

Sete palcos recebem palestrantes de renome nacional e internacional. O principal, Arena Magalu, traz temas que estão definindo o mundo contemporâneo e exigem atenção. Na pauta, tecnologia, empreendedorismo e inteligência artificial – em simbiose com desenvolvimento pessoal e outros pontos que nunca perdem relevância. Completam a lista os palcos Divergente, para debate de ideias ousadas e visões opostas, a partir da perspectiva de que a inovação nasce do confronto de perspectivas e da liberdade de pensamento; Share, com as principais tendências do marketing e da comunicação; Negócios Conscientes, focado em negócios cujos resultados vão além do financeiro; Geek, para falar de cultura pop, games, quadrinhos e tecnologia;

Insurgente, libertando a inquietação de quem recusa limites; e Arena New Ventures, para conectar empresas, startups e investidores, além de oferecer conteúdos relevantes.

PALESTRANTES

Do pop aos negócios, mais de 230 palestrantes desembarcam na Gramado Summit para entregar conteúdo relevante. Líderes de diferentes áreas em empresas gigantes do mercado dividem os palcos com artistas, empreendedores e outros pensadores especializados em compreender tendências e o comportamento humano.

Entre os destaques, a presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, o fundador da Reserva, Rony Meisler, a sexóloga e empresária Cátia Damasceno, o ator e apresentador Rodrigo Faro, o vice-presidente de Operações do Grupo Boticário, Sergio Sampaio, a atriz, creator e bióloga Mari Krüger, o CEO das Lojas Renner, Fábio Faccio, e o skateboard artist Bob Burnquist.

Confira a programação completa AQUI!

STARTUPS

A Gramado Summit vai além de falar de negócios. Para aproximar ideias inovadoras de investidores e corporações, um matchmaking ocorre nos três dias de atividades, na Arena New Ventures. Rodadas de negócios idealizadas pela Ventiur Smart Capital devem colocar até 45 investidores e corporações diante de 100 startups. Para a tradicional Batalha de Startups, há 200 projetos inscritos.

ESPAÇO

O maior evento de inovação da América Latina precisa de um espaço à altura. Por isso, o escolhido é o Serra Park. Com 28 mil m² de área coberta e estacionamento para três mil veículos, a estrutura recebe o público da Gramado Summit com o merecido conforto – inclusive térmico, graças ao sistema de ar-condicionado central.

ESG

Colocando em prática os conceitos que discute, o evento aplica práticas como o monitoramento, em tempo real, dos resíduos sólidos gerados durante sua realização. Em parceria com a startup Trashin, é instalado um “reciclômetro”, atualizado de hora em hora, mostrando a origem dos materiais. Alinhada às bases de ESG, a Gramado Summit também implementa outras medidas, como o monitoramento da geração de carbono dos participantes para alcançar, pela terceira vez consecutiva, a condição de evento carbono neutro, em parceria com a AKVO ESG.

ATRAÇÕES EM GRAMADO

Nos momentos em que não estiverem imersos em inovação, os participantes podem aproveitar o que a Região das Hortênsias tem de melhor. A credencial da Gramado Summit garante 50% de desconto em parques temáticos e atrações como NBA Park, Sky Glass, Terra Mágica Florybal, Hard Rock e Mátria Parque.

FRIOZINHO

A previsão é de clima típico do outono serrano durante o evento, com temperaturas mínimas de um dígito.

A SBØRNIA KONTR’ATRACKA

Promovido em parceria com a Câmara de Vereadores de Gramado, Imobi, Ministério da Cultura e com patrocínio da Rio Grande Seguros e Previdência e da Lei Rouanet, o espetáculo “A Sbørnia Kontr’Atracka”, com Hique Gomez, Simone Rasslan e convidados será apresentado dia 3 de junho, às 19h, no Teatro Elisabeth Rosenfeld (Rua São Pedro, 369 – Centro). A entrada é gratuita, mediante retirada de senha no local, uma hora antes do início da apresentação.

TREINÃO INÉDITO

Dentro da programação oficial, outra atividade promete entretenimento saudável longe dos palcos e arenas. Com o lema “Think Fast, Run Free”, uma corrida com percursos de 3 km e 5 km coloca participantes e moradores em movimento na quinta-feira (5), às 6 h30, ao redor do Lago Negro – um dos principais cartões-postais de Gramado.

Inscrições AQUI!

VOLUNTÁRIOS

Para quem quer fazer uma imersão nos bastidores do evento, a Gramado Summit seleciona no 1º semestre cerca de 200 voluntários para atuar nos três dias do festival.

Cada voluntário trabalha apenas um dos dias e pode usufruir a programação dos demais.

GRAMADO EXPERIENCE

A Gramado Summit Experience é uma programação estendida para 100 empreendedores, que oferece acesso a conteúdos aprofundados e networking estratégico para o seleto grupo, além de promover mentoria com Rony Meisler, happy hour e jantar especial para conexão entre os participantes ao longo de 4 dias. Ingresso AQUI! 

FESTA ESPECIAL

A celebração oficial do maior brainstorming da América Latina será realizada na quinta-feira (05/06), com um show do guitarrista da banda Jota Quest, Marco Tulio Lara, em evento que ocorre no Hard Rock Café. A entrada é franca para todos os participantes da Gramado Summit, mediante apresentação da credencial do evento.

Também haverá uma noite especial no NBA Park, na noite de sexta-feira, para encerrar o festival.

AGÊNCIA OFICIAL

Rossi & Zorzanello

REDE HOTELEIRA OFICIAL

Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências

CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA

O credenciamento de imprensa para cobertura da Gramado Summit pode ser feito pelo Site Oficial!

PATROCÍNIO

A 8ª edição da Gramado Summit é correalizada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e oferecida pela Magalu Cloud. O patrocínio diamond é de Apex Brasil, Google Cloud, Sicredi Pioneira e Icatu Coopera, Grupo Coobrastur e Silva Lopes Advogados.

OUTROS PATROCINADORES E PARCEIROS

Grupo Boticário | Magazord | Flux Tecnologia | Duck Design Studio | Paes Digital | Bass Pago | Econodata | Yazo | Brasis | Ayoo | Rodrigo Selback | Fecomércio-RS | FIERGS | Construtora Diamond | Prefeitura de Santa Maria | SEBRAE | Metrópoles | Prefeitura de Gravataí/SMICT | Lojas Renner | BRDE | Ventiur | Prefeitura de Gramado | Grupo RBS | SBT | Grupo Sinos | Apex Brasil | Grupo ND | KIA | Super Finanças | Turistur | Gramado TV | CABERGS | Farmaleaf | Jornal do Comércio | Instituto Caldeira | Enjoy! | Vinícola Jolimont | Rio Grande Seguros | Exame | Correio do Povo | Rádio Guaíba

QUEM FAZ

CEO Marcus Rossi | head de projetos estratégicos Ju Guterres | assistente de projetos estratégicos Duda Marques | head de customer sucess e mkt Ste Kummer | assistente de customer sucess Lara Jungues | inside sales Michel Pacheco | assistente financeiro Jennifer Block | head financeiro Karlo Tomazelli | head de operações Ju Fiorezze | head de operações Vania Oliveira | head de growth Patrick Paes | recursos humanos Fabiana Zancanella | assessor executivo Luiz Caetano

 

PROCERGS destaca transformação digital do setor público no estado no GovTech Summit 2025

Por GovTech Summit

 

O maior evento voltado a iniciativas GovTech do país será realizado nos dias 29 e 30 de maio, em Porto Alegre. Inscrições pelo GovTechSummit.com.br.

A PROCERGS (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul), que desempenha um papel fundamental na transformação digital do setor público no estado, estará presente no GovTech Summit 2025, que será realizado nos dias 29 e 30 de maio, na PUCRS, em Porto Alegre.

No evento, Sandro Furtado, diretor de desenvolvimento da PROCERGS –  principal empresa pública de tecnologia do Rio Grande do Sul – e Ricardo Filho, diretor sênior de estratégia e transformação de negócios para o setor público da Oracle América Latina e Caribe, falarão sobre Soberania digital, governo, inovação e protagonismo mundial, no dia 29 de maio, às 16h30. Além do painel, a PROCERGS é patrocinadora, contribuindo para viabilizar a realização do evento, ampliando o seu alcance.

O GovTech Summit – maior evento voltado a iniciativas de transformação de governos do país –  irá apresentar cases globais, inovações e conectar decisores da administração pública a empreendedores de startups. Reunirá lideranças da área para debater pautas como tecnologia e resiliência climática; soluções inclusivas para a transformação do setor público; desafios e oportunidades; e aplicações de tecnologias para promover a sustentabilidade de serviços públicos.

Com o tema Governos Inteligentes, o evento tem como propósito debater como a tecnologia pode tornar a gestão governamental mais eficaz, transparente e focada no cidadão. As inscrições estão abertas pelo site  GovTechSummit.com.br.

O evento é uma das frentes do hub GovTech Lab, um projeto de transformação governamental, e é idealizado pela Moove – a primeira agência com o selo GovTech do Brasil. Conta com patrocínio do Banrisul, Caixa e Governo Federal, Governo do Estado do Rio Grande do Sul representado pela SICT/SECOM e Procergs, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Sebrae, Finep/MCTI/Governo Federal, BRDE, Badesul e Procempa; e apoio do Tecnopuc e FIERGS.

O que: GovTech Summit 2025

Quando:  29 e 30 de maio de 2025

Onde: Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre

Ingressos podem ser adquiridos pelo site.

 

Gramado Summit terá Espaço Empresarial para promover conexões entre empresas, investidores e startups

Por Padrinho Conteúdo

 

Mais do que fomentar a inovação e o networking, um dos principais objetivos do Gramado Summit é reunir ideias inovadoras de investidores e empresas, colocando em prática propostas de negócios alinhadas com o futuro. Durante os três dias do programa (4 a 6 de junho), acontecerá um evento de matchmaking que reunirá dezenas de empresas na New Ventures Arena. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no site.

Organizada no formato de rodadas de negócios, a iniciativa promovida pela Ventiur Smart Capital promete colocar até 45 investidores e corporações diante de 100 startups, que terão a oportunidade de apresentar negócios para empresas dispostas a investir em soluções inovadoras.

Para Marcus Rossi, CEO do Gramado Summit, impulsionar negócios é um dos pilares do evento. “Queremos apenas promover novos negócios, seja por meio de conteúdo, networking ou até mesmo promover o turismo local. Ter essa oportunidade diretamente é um grande prazer para nós”, afirma.

Segundo Sandro Cortezia, CEO da Ventiur Smart Capital, a estrutura da Arena New Ventures está preparada para receber até 450 reuniões de negócios, ou seja, cada investidor ou corporação deverá realizar, em média, 10 reuniões durante o Gramado Summit. Sobre a iniciativa, Sandro afirma que se trata de um momento importante para a aceleradora. “O evento recebe grandes players do mercado e poder apresentar à nossa rede de investidores tantas ideias inovadoras em um ambiente tão propício a novos negócios é algo que nos faz brilhar os olhos”, destaca.

 

 

Festival Fronteiras começa com avant-première de Gilberto Gil e Mia Couto na quarta-feira (28)

 

O Festival Fronteiras, que inaugura um formato inovador em Porto Alegre a partir da trajetória de sucesso do Fronteiras do Pensamento, está pronto para começar e a primeira atração é na próxima quarta-feira (28). A avant-première – um diálogo entre o cantor Gilberto Gil e o escritor e biólogo moçambicano Mia Couto mediado pela comunicadora Mariana Ferrão – dá início a uma programação cultural e de lazer variada que promete agitar o coração da cidade nos dias 30 e 31 de maio.

A ideia é oferecer uma experiência imersiva para os participantes, promovendo conexão entre as pessoas, além de vivência intelectual e artística intensa. Serão oito palcos simultâneos, entre eles o Multipalco Eva Sopher e a Catedral Metropolitana, onde ocorrerão diálogos de conteúdos inéditos e entrevistas entre 40 nomes de grandes pensadores. Os ingressos podem ser adquiridos em festivalfronteiras.com e dão acesso também a experiências premium que aproximam dos palestrantes em formatos surpreendentes. Como parte da programação gratuita, haverá atrações musicais, saraus, lançamento de livros, exposições, gastronomia, entre outras.

 

Diálogos em formato diferenciado e conteúdo inédito

Os diálogos serão realizados das 9h às 18h, em um formato diferenciado, em que uma dupla de pensadores sobe ao palco. O primeiro do dia 30 será entre Malu Gaspar e Pedro Bial, debatendo bastidores da política, da mídia e das narrativas que moldam o país. Já Drauzio Varella e Mariana Ferrão conversam sobre saúde física, emocional e existencial. Outro tipo de atividade serão as entrevistas – no mesmo dia, Maria Ribeiro responderá perguntas de Fabrício Carpinejar, e Jéferson Tenório de Fernanda Pandolfi.

Também são nomes que integram a grade de sexta-feira: Álvaro Machado Dias, Antônio Risério, Elisama Santos, Martha Gabriel, Mia Couto.

No dia seguinte, no sábado (31), o dia começa com diálogo entre Sidarta Ribeiro e Fernando Gabeira, sobre ciência, política e espiritualidade. O tema da psicanálise vem forte nesse festival e contará também com a realização de bate-papo entre Christian Dunker e Ana Suy, que também lançam livro no evento. No mesmo dia, Marcelo Tas entrevista Eduardo Gianetti e, em outro momento, Natália Pasternak.

Outros pensadores do dia são: Lázaro Ramos, Maria Ribeiro, Lira Neto, Natália Timmerman, Vera Iaconelli, Diana Corso, Cláudia Tajes, Leando Karnal, Marcelo Rubens Paiva, entre outros.

Para além dessas atividades culturais, algumas experiências se destacam, como uma performance de Hique Gomez, na Sala de Música do Palácio da Justiça, no dia 30. “O teatro hiperbólico e o eu fracassado” é uma palestra performática do artista – criador do inesquecível Tangos e Tragédias. Após a apresentação, Mariana Ferrão conduz uma conversa com Hique e o público. No sábado (31), o jornalista e escritor Eduardo Bueno conduz uma visita guiada à Catedral Metropolitana e aos prédios do entorno da Praça da Matriz.

 

Apresentações musicais e lançamentos de livros

Na Praça da Matriz, 10 duos musicais se apresentam ao longo dos dois dias, que contam cada um com encerramento especial. Na sexta (31), 19h30, Edu Martins e Orquestra realizam uma homenagem especial a Antônio Cícero, compositor, poeta, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) que faleceu em outubro do ano passado.

Já em 31 de maio, é a vez de subir ao palco a banda Dingo, acompanhada da Orquestra do maestro Tiago Flores, para o espetáculo Dingo Sinfônico. O grupo, que despontou na cena gaúcha e nacional, apresentará versões de suas músicas com arranjos orquestrais feitos especialmente para a ocasião.

Também fazem parte da programação saraus no prédio do Memorial do Ministério Público Estadual, exposições artísticas, conversas e entrevistas no Palácio da Justiça e também iluminação cênica dos prédios do Palácio da Justiça do Estado, do Memorial do Ministério Público Estadual, da Catedral Metropolitana, do Palácio Piratini e do Theatro São Pedro. Visitas guiadas culturais pela Praça da Matriz e pelo Solar Palmeiro serão oferecidas pela Nova Acrópole.

Estão previstos lançamentos de livros, nos quais os autores farão um bate-papo com professores da Unisinos sobre suas obras. Entre eles, Dráuzio Varella, Marcelo Rubens Paiva, Lázaro Ramos e Eduardo Gianetti. Além dessas conversas, vários autores oferecerão sessões de autógrafos dos seus livros na Livraria da Travessa, que terá um estande instalado em frente à Catedral

O Festival Fronteiras tem apresentação do Governo do Estado do RS; patrocínio master de Icatu Seguros, Banrisul e Corsan; patrocínio de Unisinos, Unimed, Banco Topázio, Sicredi, Sulgás, CMPC, Grupo Zaffari, Caixa Econômica Federal e Governo Federal. Apoio institucional do Tribunal de Justiça do Estado. Parceria Associação do Ministério Público, Assembleia Legislativa do RS e Prefeitura de Porto Alegre. A realização é da Delos Bureau, uma empresa do Grupo DC Set, e a promoção do Grupo RBS.

 

INGRESSOS

Os ingressos* para o Festival Fronteiras podem ser adquiridos em festivalfronteiras.com ou em ponto de venda físico, no Campus Porto Alegre da Unisinos, na recepção da Torre Educacional (Av. Dr. Nilo Peçanha, 1.600 – Boa Vista). Horário de venda é das 9h às 18h, de segunda a sexta.

*Descontos para parceiros e assinantes Fronteiras+